Nave Enterprise

Quem sou eu

Programa de Rádio de Entrevistas ao vivo que aborda assuntos CULTURAIS, RELIGIOSOS, FILOSÓFICOS e CIENTÍFICOS. Todas as QUARTAS-FEIRAS às 16:00 Horas, na RÁDIO RIO DE JANEIRO - 1400 KHZ-AM Correspondência para o PROJETO ENTERPRISE à RADIO RIO DE JANEIRO - Estrada do Dendê, 659 - Ilha do Governador – CEP 21920-000. SE DESEJAR CONTATAR NOSSA EQUIPE, DURANTE PROGRAMA, ACESSE O NOSSO FACEBOOK "PROJETO ENTERPRISE" OU O NOSSO E-MAIL projetoenterprise@radioriodejaneiro.am.br

Responsáveis pelo Projeto Enterprise

ANTONIO CELENTE VIDEIRA - Produtor

LESLIE HAUM - Apresentadora

domingo, 14 de março de 2010

LEI DE CAUSA-E-EFEITO

Por: Leslie Haum
E-mail: lesliehaum@gmail.com

A lei de causa-e-efeito é um instrumento de correção divina, cuja justiça sobrepõe à vontade e aos caprichos de cada um de nós. Cabe ao ser humano ter o conhecimento da responsabilidade no governo do nosso livre arbítrio. Essa responsabilidade é inerente à sua vida pessoal, sendo, por isso, intransferível.
A saga do homem, em sua busca espiritual, é, com certeza, a harmonia e a felicidade. Cada mergulho na carne representa uma oportunidade feita pelas forças superiores, para despertarmos os vários valores, os intrínsecos estágios.
Aí se entende a justiça em torno dos destinos humanos, chave decifradora dos muitos enigmas que norteiam esta estupenda obra do Criador: o homem.
Quem recusa o esforço de renovação, tomba no fatalismo da recuperação pela dor.
Neste momento, ainda de tantas perturbações, nunca foi tão urgente o aprimoramento dos espíritos humanos, em face das grandes e definitivas transformações, por que está passando a humanidade, tirando lições, com vistas à correção de rumo neste grande espetáculo da vida.
Todas as dificuldades que enfrentamos em nossa trajetória terrena, seja em que nível for, fazem parte do conjunto de dificuldades que nós mesmos criamos em tempos pretéritos, próximos ou remotos, quando definimos o que queríamos para o nosso porvir que é hoje.
Se o correto é karma ou lei-de-causa e efeito, ou mesmo ação-e-reação, não importa estabelecer definições consagradoras que ultimam um processo providencial. Está a nós reservado, acima de tudo, a compreensão de um parâmetro de justiça divina que justifica o drama e o enredo dessa grande peça teatral chamada existência humana.
Chegará o dia em que a humanidade despertará para a realidade da vida, quando então se revistirá de forças para romper as cadeias de ferro de suas dívidas, fazendo-a aproximar-se da sua divina essência. Aí está o grande segredo: romper definitivamente tudo que a prende como escrava neste seu berço, nesta sua escola, onde evolui, onde demanda as mais altas aquisições do espírito.
Não é um tribunal astral que vai impor ao delinqüente a justiça espiritual. É o próprio espírito que a ela, voluntariamente, se submete, no momento em que, livre de todas as influências deste mundo, procede o detido exame de seus atos, sem que nenhum escape da sua apreciação e julgamento.
À medida que penetramos e aprofundamos o conhecimento dessa trajetória espiritual, os horizontes ampliam nossa visão, colocando diante dos nossos olhos um panorama perspectivo, imprimindo uma cosmovisão mais adequada aos rumos da vida, cujo drama é uma hístória contínua; história do próprio ator que representa diversos papéis na trajetória da vida.